sexta-feira, 6 de abril de 2012

Atelier, Arte e Educação

{convite}
ATELIER, ARTE E EDUCAÇÃO_
espaços de fuga da deficiência na deficiência em Arthur Bispo do Rosário e Manoel de Barros

[http://acessibilidadecultural.wordpress.com/2012/03/17/atelier-arte-e-educacao-espacos-de-fuga-da-deficiencia-na-deficiencia-em-arthur-bispo-do-rosario-e-manoel-de-barros/]

Duração: 10 semanas de curso

Carga Horária: 30 h

Local: Faculdade de Educação / Plataforma Moodle

Inscrição:

Data: 09/03/2012 até 09/04/2012

Envie uma mensagem solicitando sua inscrição neste curso: atelier.eduarte@gmail.com

Público alvo:

Estudantes de Licenciatura, Professores das Redes de ensino público e privado, Artistas e interessados na temática.

Obs.: As atividades se darão a distância, semanalmente, com propostas previamente postadas no ambiente virtual moodle e informadas aos participantes. O link para acesso da plataforma será enviado, por e-mail, posteriormente para os inscritos.

Sobre o curso:

Pretende-se explorar um espaço de leitura, estudo e experimentação acerca da marca da deficência num cruzamento de relatos em rizoma, que entrecruza a Arte e a Educação e potencializa espaços de fuga.

Esta proposta de ação de extensão quer propor (re) pensar alguns rótulos, algumas marcas, alguns lugares escolhidos previamente e destinados ao outro, ao estranho, àquele que tem um déficit, àquele que apresenta deficiência. No caso específico deste esboço, o outro que carrega a marca do déficit de aprendizagem. Esse outro é um sujeito que não está “preso” a tal marca determinadora do seu “nível intelectual”. A Arte é potencial para produzir espaços de fuga e devires outros de alunos que estão incluídos no ensino comum. Bispo do Rosário foi um louco-artista. Manoel de Barros sofre de uma doença incurável é poeta-vagabundo. E as relações entre imagens e textos não são discursos que se colocam uns sobre os outros, são interconexões que falam de “conversas com”, de conversações, de arte e texto, de maneira que são encontros constitutivos mais do que prescritivos. Pode-se perceber o inefável, o que se considera difícil de expor em palavras, que escapa aos olhos.

Coordenadores:

Profª Ms Daniele Noal – FACED/UFRGS

Profº Esp. Wagner Ferraz – INDEPIn / convidado



Nenhum comentário:

Postar um comentário